top of page

Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental a nível de Pós Graduação Lato Sensu reconhecida pelo MEC
TURMA 2022

APRESENTAÇÃO

A construção do Programa de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental surgiu de uma necessidade e preocupação com a formação de Psicólogos Clínicos. A velocidade das transformações sociais e rápida evolução da ciência cobram mais agilidade e resultados dos profissionais, bem como das instituições responsáveis pela formação destes. Destacam-se ainda, a crescente exigência de qualidade e competência nos serviços oferecidos pelo profissional dessa área. Apesar de haver uma avalanche de livros no mercado, os livros por si só, não instrumentalizam os que se dedicam a leitura destes a obter um treinamento suficiente para seu trabalho na clínica. Com esta preocupação o ITCC, oferece um programa de curso altamente atualizado, propondo ao profissional uma participação ativa no processo do seu conhecimento e nas atividades que serão delineadas no decorrer do curso.

HORÁRIOS

O curso terá inicialmente a duração de 24 meses, com as aulas ocorrendo, às sextas-feiras e aos sábados, uma vez por mês. (500h)

Sextas-feiras: das 18h00 às 21h40

Sábados: das 08h00 ao 12h00 e 13h30 às 17h30 
 

*Pode haver ajustes nos horários e duração do curso se necessário, devido ao voo de professores e principalmente à pandemia da COVID-19, sendo que o Pós-graduando será avisado com antecedência sempre que possível.

OBJETIVO GERAL

Formação de Profissionais em nível altamente qualificados para atuarem como terapeutas Cognitivo-Comportamentais na área clínica: Adultos/Infância e Adolescência/Casais e Família e outras áreas de aplicação da TCC permitindo que os profissionais adquiram conhecimento atualizado e bem fundamentado sobre a teoria e a prática da TCC. Instrumentalizando-os para a utilização de procedimentos Terapêuticos.

PROGRAMA
TURMA 2022

Aulas: 360h/a

1- A formação do Psicoterapeuta na Abordagem Cognitivo-Comportamental na Atualidade

2- Terapia Cognitivo-comportamental Conceitos e Pressupostos Teóricos

3- Análise experimental do Comportamento e Análise aplicada do comportamento

4- Conceitualização Cognitiva: A compreensão teórica dos Problemas do paciente

5- Normalidade, Saúde Mental e Psicopatologia

6- Relação terapêutica: Empatia, resistência, transferência e contratransferência em TCC

7- Avaliação em TCC e Planejamento Terapêutico - I e II

8- Modelo Transteórico de Mudança (MTT) – Uma estratégia para o Processo de Mudança

9- Stress, transtornos alimentares e Obesidade: possibilidades de Intervenções

10- Emoções e Estratégias de Regulação Emocional na TCC.

11- Transtornos Depressivos: Depressão Unipolar e Bipolar a prática da TCC.

12- A Prática Clinica da TCC com crianças e adolescentes - I

13- Transtornos clínicos em crianças e adolescentes e as Intervenções da TCC - II

14- Terapia Comportamental Dialética – Intervindo com Pacientes Borderline (Workshop)

15- Introdução à Terapia de Esquema para Identificação de Esquemas Desadaptativos Remotos em Pacientes de TCC

16- Aspectos práticos para desenvolver e ampliar a atuação na clinica e diferentes contextos com a TCC

17- Autocontrole, tomada de decisão e resolução de problema aplicada à TCC

18- Transtornos de Ansiedade e as intervenções Atuais

19- Diagnóstico e Manejo dos Transtornos de Personalidade na TCC - O que Beck tem a dizer?

20- Aplicações da TCC para populações não clínicas

21- Um modelo Cognitivo-comportamental para Terapia Conjugal

22- Instrumentos de Acesso e o uso das Técnicas na TCC: Comportamentais e Cognitivas

23- Finalização do Tratamento e Prevenção de Recaída - Como fazer na Prática

                                     

24- Atividade Prática Supervisionada - 140h/a (Estudo dirigido, prática de conceitualização e analise funcional, aprendendo técnicas e estratégias de intervenção, grupos de casos clínicos, atendimento clinico, estudo de caso, treino de raciocínio clinico, treinamento de empatia, etc...)

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Todos os professores tem larga experiência em pesquisa, teoria e prática clinica e em diferentes contextos  nas temáticas de tcc;

  • Integração de Teorias que complementam a compreensão dessa clientela;

  • Discussões de casos clínicos em nível teórico e prático promovendo uma aprendizagem consistente;

  • Metodologia inovadora e com participação ativa do profissional, com foco no desenvolvimento do Raciocínio Clinico;

  • Visão Transdiagnóstica.

DOCENTES

  • Angélica Sadir (Campinas-Sp): Doutora​

  • Bernard Rangé (Rio de Janeiro): Doutor

  • Céres Duarte (ITCC- Campo Grande): Especialista​

  • Dr. Eduardo Aratangy (Psiquiatra, São Paulo-HC)​

  • Erica Panzani (São Paulo): Doutoranda.​

  • Fátima Vasques (HC- São Paulo): Especialista.​

  • Rossana Andriola (Porto Alegre): Especialista.​

  • Sandra Haerter (Campo Grande): Doutora.​

  • Karen Priscila Del Rio Szupszynski (Porto Alegre): Doutora.

  • Roseli Lange (São Paulo): Doutora.
     

  • PALESTRANTE CONVIDADA:​

  • Carmem Beatriz Neufeld - USP - (Ribeirão Preto- São Paulo) - Doutora.

  • Aline Henrique Reis - UFMS - (Campo Grande - MS) - Doutora.

  • Thais Ferro Nogara - UFMS - (Campo Grande - MS - Doutora.

CALENDÁRIO 2023 - PÓS EM TCC GERAL - TURMA VIII (2022)

bottom of page