Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental a nível de Pós Graduação Lato Sensu reconhecida pelo MEC
TURMA 2022
APRESENTAÇÃO
A construção do Programa de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental surgiu de uma necessidade e preocupação com a formação de Psicólogos Clínicos. A velocidade das transformações sociais e rápida evolução da ciência cobram mais agilidade e resultados dos profissionais, bem como das instituições responsáveis pela formação destes. Destacam-se ainda, a crescente exigência de qualidade e competência nos serviços oferecidos pelo profissional dessa área. Apesar de haver uma avalanche de livros no mercado, os livros por si só, não instrumentalizam os que se dedicam a leitura destes a obter um treinamento suficiente para seu trabalho na clínica. Com esta preocupação o ITCC, oferece um programa de curso altamente atualizado, propondo ao profissional uma participação ativa no processo do seu conhecimento e nas atividades que serão delineadas no decorrer do curso.
HORÁRIOS
O curso terá inicialmente a duração de 24 meses, com as aulas ocorrendo, às sextas-feiras e aos sábados, uma vez por mês. (500h)
Sextas-feiras: das 18h00 às 21h40
Sábados: das 08h00 ao 12h00 e 13h30 às 17h30
*Pode haver ajustes nos horários e duração do curso se necessário, devido ao voo de professores e principalmente à pandemia da COVID-19, sendo que o Pós-graduando será avisado com antecedência sempre que possível.
OBJETIVO GERAL
Formação de Profissionais em nível altamente qualificados para atuarem como terapeutas Cognitivo-Comportamentais na área clínica: Adultos/Infância e Adolescência/Casais e Família e outras áreas de aplicação da TCC permitindo que os profissionais adquiram conhecimento atualizado e bem fundamentado sobre a teoria e a prática da TCC. Instrumentalizando-os para a utilização de procedimentos Terapêuticos.
PROGRAMA
TURMA 2022
Aulas: 360h/a
1- A formação do Psicoterapeuta na Abordagem Cognitivo-Comportamental na Atualidade
2- Terapia Cognitivo-comportamental Conceitos e Pressupostos Teóricos
3- Análise experimental do Comportamento e Análise aplicada do comportamento
4- Conceitualização Cognitiva: A compreensão teórica dos Problemas do paciente
5- Normalidade, Saúde Mental e Psicopatologia
6- Relação terapêutica: Empatia, resistência, transferência e contratransferência em TCC
7- Avaliação em TCC e Planejamento Terapêutico - I e II
8- Modelo Transteórico de Mudança (MTT) – Uma estratégia para o Processo de Mudança
9- Stress, transtornos alimentares e Obesidade: possibilidades de Intervenções
10- Emoções e Estratégias de Regulação Emocional na TCC.
11- Transtornos Depressivos: Depressão Unipolar e Bipolar a prática da TCC.
12- A Prática Clinica da TCC com crianças e adolescentes - I
13- Transtornos clínicos em crianças e adolescentes e as Intervenções da TCC - II
14- Terapia Comportamental Dialética – Intervindo com Pacientes Borderline (Workshop)
15- Introdução à Terapia de Esquema para Identificação de Esquemas Desadaptativos Remotos em Pacientes de TCC
16- Aspectos práticos para desenvolver e ampliar a atuação na clinica e diferentes contextos com a TCC
17- Autocontrole, tomada de decisão e resolução de problema aplicada à TCC
18- Transtornos de Ansiedade e as intervenções Atuais
19- Diagnóstico e Manejo dos Transtornos de Personalidade na TCC - O que Beck tem a dizer?
20- Aplicações da TCC para populações não clínicas
21- Um modelo Cognitivo-comportamental para Terapia Conjugal
22- Instrumentos de Acesso e o uso das Técnicas na TCC: Comportamentais e Cognitivas
23- Finalização do Tratamento e Prevenção de Recaída - Como fazer na Prática
24- Atividade Prática Supervisionada - 140h/a (Estudo dirigido, prática de conceitualização e analise funcional, aprendendo técnicas e estratégias de intervenção, grupos de casos clínicos, atendimento clinico, estudo de caso, treino de raciocínio clinico, treinamento de empatia, etc...)
DIFERENCIAIS DO CURSO
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Todos os professores tem larga experiência em pesquisa, teoria e prática clinica e em diferentes contextos nas temáticas de tcc;
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Integração de Teorias que complementam a compreensão dessa clientela;
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Discussões de casos clínicos em nível teórico e prático promovendo uma aprendizagem consistente;
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Metodologia inovadora e com participação ativa do profissional, com foco no desenvolvimento do Raciocínio Clinico;
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Visão Transdiagnóstica.
DOCENTES
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Angélica Sadir (Campinas-Sp): Doutora
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Bernard Rangé (Rio de Janeiro): Doutor
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Céres Duarte (ITCC- Campo Grande): Especialista
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Dr. Eduardo Aratangy (Psiquiatra, São Paulo-HC)
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Erica Panzani (São Paulo): Doutoranda.
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Fátima Vasques (HC- São Paulo): Especialista.
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Rossana Andriola (Porto Alegre): Especialista.
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Sandra Haerter (Campo Grande): Doutora.
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Karen Priscila Del Rio Szupszynski (Porto Alegre): Doutora.
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Roseli Lange (São Paulo): Doutora.
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PALESTRANTE CONVIDADA:
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Carmem Beatriz Neufeld - USP - (Ribeirão Preto- São Paulo) - Doutora.
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Aline Henrique Reis - UFMS - (Campo Grande - MS) - Doutora.
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Thais Ferro Nogara - UFMS - (Campo Grande - MS - Doutora.