Pós Graduação Latu sensu
Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental
(Curso reconhecido pelo MEC).
TURMA 2023
APRESENTAÇÃO
A construção do Programa de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental surgiu de uma necessidade e preocupação com a formação de Psicólogos Clínicos. A velocidade das transformações sociais e rápida evolução da ciência cobram mais agilidade e resultados dos profissionais, bem como das instituições responsáveis pela formação destes. Destacam-se ainda, a crescente exigência de qualidade e competência nos serviços oferecidos pelo profissional dessa área. Apesar de haver uma avalanche de livros no mercado, os livros por si só, não instrumentalizam os que se dedicam a leitura destes a obter um treinamento suficiente para seu trabalho na clínica. Com esta preocupação o ITCC, oferece um programa de curso altamente atualizado, propondo ao profissional uma participação ativa no processo do seu conhecimento e nas atividades que serão delineadas no decorrer do curso.
CALENDÁRIO 2023 - PÓS EM TCC GERAL TURMA IX (2023)
HORÁRIOS
O curso terá inicialmente a duração de 24 meses, com as aulas ocorrendo, às sextas-feiras e aos sábados, uma vez por mês. (500h - 360h Estudos Teóricos e 140h de Prática Supervisionada)
Sextas-feiras: das 18h00 às 21h40
Sábados: das 08h00 ao 12h00 e 13h30 às 17h00
*Os horários são locais (Mato Grosso do Sul), uma hora a mais que Brasília. Pode haver ajustes nos horários e duração do curso se necessário, devido ao voo e disponibilidade de professores, sendo que o Pós-graduando será avisado com antecedência sempre que possível.
OBJETIVO GERAL
Formação de Profissionais em nível altamente qualificados para atuarem como terapeutas Cognitivo-Comportamentais na área clínica: Adultos/Infância e Adolescência/Casais e Família e outras áreas de aplicação da TCC permitindo que os profissionais adquiram conhecimento atualizado e bem fundamentado sobre a teoria e a prática da TCC. Instrumentalizando-os para a utilização de procedimentos Terapêuticos.
PROGRAMAÇÃO
Aulas: 360h/a
1- A formação do Psicoterapeuta na Abordagem Cognitivo-Comportamental na Atualidade;
2- Terapia Cognitivo-comportamental Conceitos e Pressupostos Teóricos;
3- Análise experimental do Comportamento e Análise aplicada do comportamento;
4- Conceitualização Cognitiva: A compreensão teórica dos Problemas do Paciente;
5- Normalidade, Saúde Mental e Psicopatologia;
6- Relação terapêutica: Empatia, resistência, transferência e contratransferência em TCC;
7- Avaliação em TCC e Planejamento Terapêutico - I e II;
8- Modelo Transteórico de Mudança (MTT) – Uma estratégia para o Processo de Mudança;
9- Stress, transtornos alimentares e Obesidade: possibilidades de Intervenções;
10- Emoções e Estratégias de Regulação Emocional na TCC;
11- Transtornos Depressivos: Depressão Unipolar e Bipolar a prática da TCC;
12- A Prática Clinica da TCC com crianças e adolescentes - I;
13- Transtornos clínicos em crianças e adolescentes e as Intervenções da TCC - II;
14- Terapia Comportamental Dialética – Intervindo com Pacientes Borderline;
15- Introdução à Terapia de Esquema para Identificação de Esquemas Desadaptativos Remotos em Pacientes de TCC;
16- Autocontrole, tomada de decisão e resolução de problema aplicada à TCC;
17- Transtornos de Ansiedade e as intervenções Atuais;
18- Diagnóstico e Manejo dos Transtornos de Personalidade na TCC - O que Beck tem a dizer?;
19- Aplicações da TCC para populações não clínicas;
20- Um modelo Cognitivo-comportamental para Terapia Conjugal;
21- Instrumentos de Acesso e o uso das Técnicas na TCC: Comportamentais e Cognitivas;
22- Finalização do Tratamento e Prevenção de Recaída - Como fazer na Prática;
23- Atividade Prática Supervisionada - 140h/a (Estudo dirigido, prática de conceitualização e analise funcional, aprendendo técnicas e estratégias de intervenção, grupos de casos clínicos, atendimento clinico, estudo de caso, treino de raciocínio clinico, treinamento de empatia, etc...)
DIFERENCIAIS DO CURSO
-
Todos os professores tem larga experiência em pesquisa, teoria e prática clinica e em diferentes contextos nas temáticas de tcc;
-
Integração de Teorias que complementam a compreensão dessa clientela;
-
Discussões de casos clínicos em nível teórico e prático promovendo uma aprendizagem consistente;
-
Metodologia inovadora e com participação ativa do profissional, com foco no desenvolvimento do Raciocínio Clinico;
-
Visão Transdiagnóstica.
DOCENTES
-
Angélica Sadir (Campinas-Sp): Doutora
-
Bernard Rangé (Rio de Janeiro): Doutor
-
Céres Duarte (ITCC- Campo Grande): Especialista
-
Dr. Eduardo Aratangy (Psiquiatra, São Paulo-HC)
-
Erica Panzani (São Paulo): Doutoranda.
-
Fátima Vasques (HC- São Paulo): Especialista.
-
Rossana Andriola (Porto Alegre): Especialista.
-
Sandra Haerter (Campo Grande): Doutora.
-
Karen Priscila Del Rio Szupszynski (Porto Alegre): Doutora.
-
Roseli Lange (São Paulo): Doutora.
-
PALESTRANTES CONVIDADAS:
-
Carmem Beatriz Neufeld - USP - (Ribeirão Preto- São Paulo) - Doutora.
-
Aline Henrique Reis - UFMS - (Campo Grande - MS) - Doutora.
-
Thais Ferro Nogara - UFMS - (Campo Grande - MS - Doutora.