top of page

Pós Graduação latu sensu - 4ª Edição

Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência: Teoria e prática na clínica e diferentes contextos.

(Curso reconhecido pelo MEC).

TURMA 2024

retrato-de-um-sorrindo-bonito-femininas-psicologo-segurando-pretas-oculos-em-mao.jpg

Entenda como o nosso curso e metodologia funcionam:

O curso terá inicialmente a duração de 18 módulos, com as aulas ocorrendo, às sextas-feiras e aos sábados, uma vez por mês. (360h)

Modalidades:

Presencial e Online (ao vivo) - Plataforma Zoom (Simultaneamente)
Online (ao vivo) - Plataforma Zoom (determinados módulos, com aviso prévio)

Sextas-feiras: das 18h30 às 21h30

Sábados: das 08h00 ao 12h00 e das 13h30 às 17h00 

*Se necessário, pode haver ajuste nas datas e horários, sendo que o Pós-graduando será avisado com antecedência sempre que possível.

Organizadora: Céres Mota Duarte.

APRESENTAÇÃO

As razões que deram origem a este programa de curso devem-se a necessidade de uma formação especializada a profissionais para sua atuação, em diferentes contextos e clientes, desde os transtornos mentais, dificuldades emocionais e comportamentais, bem como produzir conhecimento e pesquisa na área. Busca-se através desde programa de curso suprir uma lacuna existente na formação do profissional de psicologia. Pois sabe-se hoje que as demandas em relação a problemas na infância e Adolescência acontece em todos os contextos, levando a exigir dos profissionais que nestes ambientes estão, conhecimentos e habilidades que são necessários na sua atuação.

HORÁRIOS

O curso terá inicialmente a duração de 18 módulos, com as aulas ocorrendo, às sextas-feiras e aos sábados, uma vez por mês. (360h)

Modalidade: Presencial e Online (ao vivo) - Plataforma Zoom (Simultaneamente)
                   Online (ao vivo) - Plataforma Zoom (determinados módulos, com aviso prévio)

Sextas-feiras: das 18h30 às 21h30

Sábados: das 08h00 ao 12h00 e das 13h30 às 17h00 

*Se necessário, pode haver ajuste nas datas e horários, sendo que o Pós-graduando será avisado com antecedência sempre que possível.

OBJETIVO GERAL

Este curso tem como objetivo geral proporcionar a especialização teórico-prática atualizadas relativos a  Terapia Cognitivo- Comportamental para Crianças e Adolescentes - Teoria e Prática na clinica e diferentes  Contextos.

PROGRAMAÇÃO
2024

1- "Processo de avaliação Psicológica e Diagnóstico na prática clínica em TCC I"

23 e 24 de fevereiro/2024 - Céres Mota Duarte (Especialista)

2- "TDAH e Transtorno de aprendizagem - Avaliação e intervenção em TCC"

3- "A interface entre TCC e neuropsicologia na Infância e Adolescência"

4- "Estratégias e instrumentos de acesso na clínica infantil"

5- "Transtornos depressivos na infância e adolescência: intervindo com a TCC"

6- "Contribuições da terapia de esquema para TCC aplicada a infância e adolescência"

7- "Atuando com pais - treinamento e orientação parental na clínica"

8- "Adaptando a TCC para adolescentes - Visão transdiagnóstica e modelo transteórico"

9- "Processo de avaliação Psicológica e Diagnóstico na prática clínica em TCC Parte-II"

10- "Orientação Profissional na Clínica e contexto escolar-Contribuições da Análise do comportamento"

 

11- "Manejo de comportamento de automutilação e risco de suicídio na adolescência - Contribuições da DBT - Terapia Comportamental Dialética."
 

12- "Função das emoções e regulação emocional na infância"

 

13- "Protocolos para Transtornos específicos na Infância e Adolescência"

 

14- "Oficina de Instrumentos de Avaliação e Elaboração de Documentos para a Prática Clínica."



*O ITCC se reserva no direito de efetuar trocas de professores para ministrar determinado módulo caso seja necessário, sempre respeitando a titulação do professor.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Todos os professores tem larga experiência em pesquisa, teoria e prática clinica e em diferentes contextos  nas temáticas de tcc;

  • Integração de Teorias que complementam a compreensão dessa clientela;

  • Discussões de casos clínicos em nível teórico e prático promovendo uma aprendizagem consistente;

  • Metodologia inovadora e com participação ativa do profissional, com foco no desenvolvimento do Raciocínio Clinico;

  • Visão Transdiagnóstica.

DOCENTES

  • Ana Paula Martins (Psiquiatra - Especialista em TCC e atuação na Infância e Adolescência)

  • Céres Mota Duarte (Especialista - Diretora e pesquisadora do ITCC)

  • Erica Panzani (Doutoranda - UFBA)

  • Karen Priscila Del Rio Szupszynski (Doutora - PUC/RS)

  • Silmara Batistela (Doutora - São Paulo)

  • Valquiria Tricoli (Doutora e pesquisadora- São Paulo) Autora do ESA - Escala de Stress Adolescente

    MINISTRANTES CONVIDADOS

  • Aline Henrique Reis (Doutora - UFRGS/RS)

  • Renato Caminha (Mestre - Rio Grande do Sul)

  • Thais Nogara (Doutora - USP)

INVESTIMENTO

  • 18x R$560,00 (desconto de R$40,00 para pagamento sem atraso) = 18x R$520,00

  • 20x R$520,00 (desconto de R$35,00 para pagamento sem atraso) = 20x R$485,00

  • 22x R$480,00 (desconto de R$30,00 para pagamento sem atraso) = 22x R$450,00

Taxa de matrícula: R$150,00 

Os pagamentos serão realizados através de boleto.

Formulário de Matrícula
Selecione opção de pagamento
Qual a melhor data de vencimento da sua parcela?
bottom of page